Arquivos

1 de fevereiro de 2011

Qual o seu valor?

Por Luciano santos.

Sou uma pessoa muito observadora, sempre gostei de analisar tudo ao meu redor, principalmente o ser humano que é extraordinário além de ser racional é dotado de inteligência e tremenda sabedoria. Daí me intrigou algumas perguntas: qual é o valor do ser humano? Quanto valho para o meu próximo e quanto ele vale pra mim? Bastou apenas analisar a nossa conduta, e cheguei a várias conclusões as quais me entristeceu, nós seres humanos desprezamos e queremos ser reverenciados, somos antipáticos e queremos simpatia, ainda maltratamos e queremos ser bajulados, “derrubamos” o próximo com nossas ações e queremos ser por eles almejados, e também humilhamos e queremos ser exaltados. Portanto este comportamento humano deixa claro que não sabemos o valor do próximo. Se voltarmos um pouco na nossa historia, percebemos que já vivemos experiências vergonhosas, como por exemplo, a era da escravidão, onde se observavam os dentes, o porte físico de pessoas escravas enfileiradas sendo comercializados como meras mercadorias e ali pagavam por eles o valor de mercado. Onde os senhores compravam um ser humano (escravo), mostrando assim sua riqueza e seu poder social deixando marcado na nossa história a sua pequenez e pobreza espiritual. Esse tempo passou, hoje não compramos ou vendemos mais seres humanos nas praças públicas, ao menos nos moldes antigos. Posso dizer que hoje temos formas mais modernas de comercializarmos; ficamos mais elegantes, ou melhor; requintados. Nos dias de hoje, somos mais diretos, observamos suas roupas, carro, cinto, sapato, óculos, casa, cargo, salário, conta bancária e, a partir daí definimos se a pessoa 'é de berço', se 'tem sangue azul', depois dessa analise das posses e atribuições dos valores sociais e morais, decidimos abrir ou fechar as portas para os relacionamentos.
Envergonho-me dessa realidade... Ainda nos dias de hoje existem inúmeras formas de 'comprar' ou 'vender' os homens e uma muito usada é a escala de vantagem, isto é, 'quanto eu ganho com você?' O ser humano hoje em dia só quer perto de si aqueles que lhe tragam algum beneficio como exemplo: aqueles que lhe ofereça condições de promoção no emprego, ganhos financeiros, ascensão social, que aceita parceria para a corrupção, mentira , roubo, traição, etc.
Portanto se você utiliza qualquer um dos critérios acima em maior ou menor grau, cuidado, vou abrir seus olhos e deixar claro o quanto vale: NADA! Infelizmente não tem nenhum valor a pessoa que vê no próximo apenas um degrau a ser pisado para subir na vida. Não vale nada aquele que precisa de dinheiro para conquistar as pessoas, os seus seguidores e viabilizar a realização de seus planos e de suas idéias. Como também não vale nada aquele que se permite ser comprado.
Reflita comigo, o valor de uma pessoa é exatamente proporcional ao valor que ela dá ao seu semelhante.
Qual valor você está dando ao seu próximo?
Abraços e excelente final de semana!

4 comentários:

  1. O DINHEIRO DESTRÓI VIDAS...LITERALMENTE!!!
    Bom analisar qual seria o valor dessa vidinha pobre na qual vivemos...

    ResponderExcluir
  2. O VALOR DE UMA PESSOA ESTA NO CORAÇÃO. O VALOR DE UMA PESSOA NAO ESTA NO DINHEIRO, NA FAMA E MUITO MENOS NA BELEZA EXTERIOR. O VALOR DE UMA PESSOA ESTA NA ALMA E NO CORAÇÃO DE QUEM A GENTE AMA. AMAI UNS AOS OUTROS COMO A TI MESMO. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  3. Se voce nao é capaz de amar o proximo, desculpe mais isso quer dizer que voce nao ama nem voce mesmo porq antes de aprender amar alguem e preciso amar a si mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o "mundo" ainda pensa que "beleza poem mesa." e que "embalagem bonita é sinônimo de bom conteúdo."

    ResponderExcluir

Apaixonado por Rádio, como todo Brasileiro !!!